top of page

5º DIÁLOGOS COM O GRUPO VOZ DA REDE

E o ‘Diálogos com o Voz da Rede’ chega a sua quinta e última edição de 2017! A realização do evento ocorreu no CIEP 331 Lysia Bernardes (Tamoios), no dia 16 de novembro, abordando a temática da ‘mobilidade urbana’ junto aos alunos, professores e funcionários do colégio, além de representantes da sociedade civil organizada e Poder Público. A realização do ‘Diálogos’ contempla a meta 6 do Projeto de Intervenção Socioambiental (PIS) do coletivo, que prevê a realização de um evento que discuta os impactos da cadeia produtiva do petróleo e gás na juventude cabo-friense, além de suprir o acordo feito durante a Roda de Conversa de realizar uma devolutiva do principal tema levantado junto aos alunos (não lembra? Confira aqui).


Como não poderia faltar, o Voz da Rede busca promover a participação qualificada da juventude nos espaços de participação popular, por isso, foram convidados representantes da Superintendência de Juventude – que esteve ausente no evento, Coordenadoria de Mobilidade Urbana e Auto Viação Salineira, como sendo os principais agentes públicos e privado que interagem diretamente com as questões de mobilidade urbana na cidade, para que ali dialogassem diretamente com a comunidade de Tamoios acerca dos principais problemas enfrentados e construíssem uma proposta de encaminhamento ao Poder Público reivindicando respostas às questões levantadas pela população.


Dando abertura ao evento, a jovem Luana Mota explicou o contexto do surgimento do ‘Diálogos’ e a origem dos temas abordados a partir das ‘Rodas de Conversa’ realizadas no Quilombo de Maria Joaquina e no próprio CIEP. Logo em seguida, apresentou o coletivo MOVEM de Macaé e passou a bola para a jovem Érica Gomes, que falou um pouco sobre os desafios que a galera de Macaé enfrenta com relação à mobilidade urbana, além de introduzir algumas das ações do coletivo MOVEM em território macaense. Em seguida, a diretora Cristiane Pacheco agradeceu a presença dos coletivos e representantes da sociedade civil no evento, em especial a participação dos alunos e professores para prestigiar a ação realizada na escola.


Após os agradecimentos, a jovem Bianca Freitas explicou de forma bem descontraída sobre o processo de licenciamento ambiental que dá origem ao PEA-REMA e o Gabriel Ribeiro deu continuidade falando sobre o nascimento do Voz da Rede e a criação de uma identidade própria para o coletivo de Cabo Frio, destacando os desafios que os jovens do grupo enfrentam com relação à mobilidade urbana no primeiro distrito da cidade. Puxando o gancho da juventude, o Luiz Felipe (Will) e Lucas Lopes representaram o Fórum de Juventudes Cabo-frienses no evento e a trajetória do movimento e sua luta pelos direitos das juventudes de Cabo Frio. Após a fala do Fórum, a representante da Associação de Mulheres de Tamoios elogiou a iniciativa do coletivo e a importância de debater o tema da mobilidade urbana diretamente com os agentes do Poder Público municipal, além da grande necessidade de dar visibilidade a essa questão e como isso afeta as parcelas da população em situação de vulnerabilidade, em especial as mulheres de Tamoios que são diariamente expostas aos mais diversos cenários de risco.


Logo em seguida, a educadora Thamires Ribeiro realizou uma breve contextualização do evento com os representantes da Coordenadoria de Mobilidade Urbana e Auto Viação Salineira, abrindo em seguida para que o coordenador Mauro Branco falasse um pouco sobre as ações do Poder Público sobre essa temática. Durante seu momento de fala, também problematizou com os participantes as questões da formulação do espaço urbano e os conflitos na utilização desse mesmo espaço pelos diferentes agentes sociais.


Ao término das falas, o evento foi aberto para perguntas dos participantes aos representantes do Poder Público municipal, onde após uma rodada de discussões, se propôs a criação de um documento em parceria do CIEP 331, Coletivo Voz da Rede, Coordenadoria de Mobilidade Urbana e organizações da sociedade civil de Tamoios encaminhando ao Poder Executivo municipal uma reivindicação acerca das principais questões ligadas à mobilidade urbana da população de Tamoios e bairros vizinhos.


Como não poderia faltar, no final do evento, o rapper Free realizou uma apresentação junto com o jovem Matheus Nobrega enquanto a galera do ‘Tá na Rua Graffite’ fazia sua arte em um dos muros do colégio inspirados nos principais temas discutidos pelo Voz da Rede.


Posts Destacados 
Posts Recentes 
Siga
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • YouTube Long Shadow
  • Instagram Long Shadow
Meus Blogs Favoritos
Procure por Tags
Nenhum tag.
bottom of page