top of page

VI Diálogos com Voz da Rede

Após três anos desde a primeira edição, o Coletivo Voz da Rede realizou o VI Diálogos com Voz da Rede no último dia 22 de setembro na Praça da Cidadania, próximo à Praia do Forte, em Cabo Frio. A data do evento foi escolhida em comemoração ao Dia da Juventude, além de ser um marco na articulação com os demais coletivos do Projeto REMA, que também realizaram eventos em seus municípios sobre temáticas ligadas às juventudes de comunidades tradicionais.


O evento contou com a participação de 47 pessoas, sendo representantes da sociedade civil e Poder Público municipal e legislativo. Marcando a presença do Poder Público estiveram participando representantes do Parlamento Juvenil de Cabo Frio, Câmara Municipal, Secretaria de Cultura e Secretaria de Educação. O Colorido Singular, Pastoral da Juventude, Pescarte, NEA-BC, Grupo Iguais e Tá Na Rua Graffiti foram as entidades da sociedade civil presentes durante o evento.


Durante o período de preparação do evento, o coletivo enviou convites para diversos setores do Poder Público como mobilidade urbana, educação, saúde e até mesmo para o gabinete do prefeito, além de outras organizações de juventude, a fim de promover uma discussão rica a respeito dos problemas enfrentados pela juventude, sobretudo de comunidade tradicional no município impactada pela cadeia produtiva do petróleo e as dificuldades presentes no pleno acesso aos direitos.


Dando abertura ao evento, a educadora Thamires Ribeiro e o articulador Patrick Soares fizeram uma contextualização sobre a realização do Diálogos, falando sobre o processo de licenciamento ambiental, os impactos da cadeia produtiva do petróleo na juventude e os avanços protagonizados pelo coletivo durante os anos de 2017 e 2018, além dos avanços alcançados pelo Fórum de Juventudes Cabo-frienses com relação á promoção de direitos das juventudes, sobretudo de comunidade tradicional no município.


Os participantes do evento foram convidados a apresentarem-se, falando sobre suas respectivas organizações e as expectativas quanto à realização do Diálogos com Voz da Rede. Concluídas as apresentações dos participantes, o coletivo Voz da Rede apresentou uma peça retratando os conflitos e tensões entre os avanços do capital industrial sobre os territórios tradicionais e questões de natureza socioambiental de diversos grupos em situação de vulnerabilidade por conta dessas disputas.


Em seguida os debates se desenrolaram por eixos temáticos como educação, cultura e mobilidade. As discussões entre sociedade civil e Poder Público foram muito produtivas, apontando problemas concretos vivenciados pelos jovens ali presentes. Os relatos de cada um dos participantes retratou o quadro generalizado de negações aos direitos a que essas juventudes têm sido submetidas em território cabo-friense. Como encaminhamento das discussões, o grupo propôs encaminhar dois documentos ao Poder Público Municipal, sendo um deles protocolado via Parlamento Juvenil, requerendo um posicionamento do Executivo Municipal sobre as questões levantadas no que tange a:

  • Educação: criação de políticas públicas para garantir o acesso e permanência dos estudantes no ensino superior, a criação de cursos diversificados e fora da indústria petrolífera, melhoria da qualidade do ensino na rede pública municipal e infraestrutura dos colégios;

  • Mobilidade Urbana: redução da tarifa de transportes


Posts Destacados 
Posts Recentes 
Siga
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • YouTube Long Shadow
  • Instagram Long Shadow
Meus Blogs Favoritos
Procure por Tags
Nenhum tag.
bottom of page